
O polvo à lagareiro é um prato tradicional português que destaca a textura tenra do polvo cozido, servido com batatas assadas em azeite e alho, proporcionando uma combinação de sabores ricos e aromáticos.
Essa iguaria é conhecida pela simplicidade de seus ingredientes, realçando o sabor do polvo e a crocância das batatas, tudo regado com o toque distintivo do azeite de oliveira.
Polvo à lagareiro com vinho tinto
Ingredientes:
- Polvo grande: 1 unidade
- Batatas: 16 pequeninas para assar
- Pimento: 1 unidade dos vermelhos
- Cebolas: 6 unidades das pequenas
- Alhos: 4 dentes grandes
- Vinho tinto: 200 ml ou um copo pequeno
- Azeite: 250 ml
- Colorau: 1 colher de sopa
- Louro: 2 folhas
- Tomilho, sal e também pimenta preta q.b.
- Legumes para acompanhar o ideal seria grelos ou espinafres é a combinação perfeita.
Modo de preparação:
Coza o polvo. Assim que começar a ferver vai contar cerca de quinze minutos, ao fim desse tempo apague o fogão retire o polvo e coloque-o dentro de um recipiente com água fria.
Entretanto vamos lavar bem as nossas batatas com a pele, em seguida polvilhe por cima com sal grosso e coloque em seu forno a uma temperatura de 185ºC até cozerem.
Agora vamos passar á próxima etapa, então vamos lavar os pimentos vermelhos, retirar as sementes e cortar em pequenas tiras.
Descasque a cebola e os alhos, corte a cebola grosseiramente e os alhos ás rodelas mais finas. Mas, voltamos ao polvo que já está frio e vamos cortá-lo aos bocados grandes e coloque-o dentro do tabuleiro.
Regue-o com o azeite e o vinho, e junte as especiarias em cima indicadas, a cebola e o alho cortado misturando de seguida tudo com a mão para ficar bem misturado.
Deixe assar vinte minutos em forno quente a 200ºC. Ao fim desse tempo junte as batatas sem antes de dar um murro mas sem as desfazer.
Decore com as tiras de pimentos e deixe novamente assar uns quinze minutos. E o seu polvo à lagareiro está prontinho acompanhe com os legumes cozidos ou então com uma simples saladinha de alface. Bom apetite!