
O pastel de feira é um clássico da culinária de rua brasileira, caracterizado por uma massa fina e crocante. Geralmente, ele é recheado com uma variedade deliciosa de ingredientes, como carne moída, queijo, frango ou palmito.
Essa iguaria, frita até ficar dourada e estaladiça, é uma explosão de sabores e aromas que conquista os paladares em feiras por todo o país.
Receita do Pastel de Feira Crocante
Ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo (sem fermento).
- 1 colher (sopa) vinagre branco
- 200 ml de água morna.
- 1 colher(sopa) de óleo.
- 1 colher (sobremesa) de sal
Modo de preparação do Pastel:
Numa tigela grande, junte a farinha de trigo (sem fermento) com o óleo, o sal e o vinagre branco. Misture tudo e em seguida vá colocando a água aos poucos e sovando a massa.
Você deve sovar a massa até que ela fique bem lisa, caso seja necessário adicione um pouco mais de farinha de trigo para dar ponto. Em seguida faça uma bola com a massa e cubra-a com um pano ou embrulhe ela em plástico filme.
Entretanto deixe-a descansar por 30 minutos. Após o tempo de descanso, a massa já pode ser usada para fazer os pasteis. Abra com a ajuda de um rolo, deixando bem fina para o pastel ficar crocante.
Em seguida, corte no tamanho que desejar, recheie e feche o pastel. Aperte as bordas com a ajuda de um garfo e leve para fritar em óleo quente.
Ingredientes para o Recheio:
- 200 g de Bacon.
- 1/2 cebola bem picadinha.
- 1 pimentão verde picadinho.
- 500 g de carne moída.
- 50 g de azeitonas verdes picadas (opcional).
- 1 caldo de carne sazón.
- 2 tomates picados sem semente.
- salsinha sal a gosto
Preparação:
Entretanto numa panela frite o bacon, adicione a cebola, o pimentão e deixe fritar. Adicione a carne e refogue. Depois que a carne estiver quase refogada, acrescente os tomates, as azeitonas e o caldo de carne.
Então deixe secar bem água que se formou da carne. Acerte o sal e termine de refogar a carne. Desligue o fogo, adicione a salsinha e misture. Aguarde esfriar e recheie o pastel.
Dicas importantes:
Para o pastel não ficar encharcado, certifique-se que o óleo está na temperatura certa. Para isso, coloque um pedacinho de massa no óleo, se fizer bolhas é porque está na temperatura certa.
Depois que você fritar o pastel, deixe escorrer numa peneira de alumínio ao invés de deixar sobre o papel toalha. Isso ajuda o seu pastel a não ficar encharcado.