
Molotov é um pudim bem típico de Portugal e apreciada em todos os lares de norte a sul do país. Consiste em aproveitar as claras que às vezes sobram e não sabemos o que fazer com elas.
Esta receita simples, com claras de ovos, açúcar e baunilha, é uma deliciosa expressão de elegância culinária.
Molotov com Caramelo
Ingredientes:
- 12 claras de ovos
- 12 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de caramelo liquido
Preparação:
Portanto por bater as 12 claras em castelo até ficarem bem firmes, quando estiverem no ponto vamos adicionar as 12 colheres do açúcar, mas só 1 de cada vez e também o caramelo liquido.
Enquanto isso aquece-se o forno a 170º, enquanto isso numa forma com buraco no meio, unte-a com margarina e polvilhe com açúcar.
E coloque o preparado dentro da forma. Para esta sobremesa sair perfeita terá que bater com a forma na mesa, para que o ar sair de dentro da massa.
Então o tempo de cozedura são 12 minutos certos, ao fim desse tempo apague o forno e deixe dentro mais 30 minutos e não pode abrir a porta para não abater. Retire do forno e desenforme de seguida para o açúcar não secar.
Molho para o Molotov:
Entretanto bata 5 gemas com 5 colheres de água, mexa bem e coe para dentro de uma panela antiaderente, junte 5 colheres de sopa de açúcar, e leve a lume brando até engrossar. Retire do fogão e deixe arrefecer, verta por cima do Molotov e coloque no frigorifico até á hora de servir. Bom apetite.