
Este folar da Páscoa , é um pão doce tradicional e muito apreciado nesta altura, mas que também pode ser feito em qualquer altura do ano.
A sua confecção varia de região para região sendo que em algumas zonas o fazem salgado com canes de fumeiro. Espero que gostem desta minha receita.
Folar da Páscoa
Ingredientes:
- 500g de farinha sem fermento
- 1 saqueta de fermento padeiro ou 20g de fermento fresco
- 80 ml de agua morna
- Sumo de 1 laranja
- 1 cálice de aguardente
- 1 pitada de sal
- 30 g de banha
- 35g de manteiga
Modo de preparação:
Comece por misturar todos os ingredientes, farinha , o sumo, a aguardente, as manteigas e o fermento dissolvido na agua morna.
Amasse tudo muito bem. Depois de amassada, escolha o tacho onde quer fazer o folar no caso se preferir fazer em separado pode utilizar uns tachos mais pequenos.
Portanto convém não encher o tacho até em cima para não sair para fora, encha um pouco mais de meio mais que isso não.
Entretanto vamos começar a montar o folar, e para isso vai precisar misturar o açúcar amarelo e canela, e também manteiga derretida separadamente.
Entretanto vamos untar o tacho com manteiga, e em seguida numa taça misture o açúcar e canela e polvilhe por cima da manteiga que está no tacho, pode começar a montagem.
Em seguida comece por dividir a massa e comece a fazer círculos com a massa no fundo do tacho não precisam de ser redondos nem perfeitos (uns mais pequenos e outros maiores).
Nesse círculo da massa que fez coloque em cima duas colheres grandes de sopa cheia de manteiga derretida, e entretanto com as costas da colher espalhe sobre a massa para que a gordura abranja tudo.
Entretanto vai polvilhar com a mistura do açúcar e da canela, ponha uma boa quantidade de caramelo faça isso em camadas alternadas até um pouco mais de meio no tacho.
Finalizando por fim com açúcar e a canela. Depois de concluído esta etapa vai tapar com um pano e deixe repousar por uma hora.
Aqueça o forno a 180ºC e deixe assar cerca de 40 a 45 minutos dependendo do forno, 180°. Depois de sair do forno deve esperar cerca de 5 minutos para poder desenformar para que não se desmanche.
Em seguida coloque com jeito num prato grande com alguma fundura para que o caramelo não transborde para fora. Espero que tenham gostado deste folar da Páscoa e volte sempre.