
O feijão tropeiro de Minas Gerais é um tesouro gastronômico que destaca a riqueza da culinária brasileira.
Com sua combinação de feijão, farinha de mandioca, bacon e temperos regionais, cada garfada é uma viagem sensorial que nos conecta às tradições culinárias robustas e deliciosas do estado mineiro.
Feijão tropeiro de Minas Gerais
Ingredientes:
- 60 gramas de bacon.
- 150 gramas de torresmo.
- 500 gramas de feijão-carioca.
- 130 ganas de linguiça suína.
- 75 gramas de carne-seca.
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca.
- 1 cebola picada fino.
- 2 dentes de alho triturado.
- ½ pimenta dedo-de-moça picada.
- ¼ de xícara (chá) de salsinha picada.
- ¼ de xícara (chá) de cebolinha picada. 1
- colher (sopa) de banha de porco.
- sal a gosto.
Preparação:
Portanto coloque o feijão de molho de um dia para o outro, no dia seguinte leve ao fogo de maior potência.
Então quando iniciar a fervura abaixe o fogo, mantenha em fogo brando e deixe que os feijões cozerem até cozerem totalmente.
Enquanto isso pegue uma panela pequena, adicione a linguiça e cubra com bastante água e deixe cozinhar por 20 minutos.
Transfira a linguiça para a tábua de corte e fatie ela em rodelas bem finas, deixe separada. Então corte o torresmo em cubos, leve ao lume brando por 20 minutos.
Entretanto, tire todo o torresmo da panela e despeje em uma tigela. Em seguida numa outra panela adicione a carne seca e deixe cozer durante 5 minutos.
Depois retire a carne seca e corte e fatie em pequenos pedaços. A seguir numa frigideira adicione banha e leve ao lume para derreter.
Entretanto adicione a cebola, o alho e a pimenta já picados e deixe refogar. Por fim retire o refogado e na mesma panela coloque o feijão já cozinhado, após uns 20 minutos o feijão estará pronto.
Então vamos juntar o bacon, a linguiça, a salsinha e a carne seca ( todos já separados e picados). Deixe cozer por mais 10 minutos.
Retire do lume, adicione a farinha de mandioca e o torresmo, misture bem bem. Pode acompanhar com couve refogada se desejar.