
O sagu é feito a partir das bolinhas de amido de mandioca, que, quando cozidas no vinho com açúcar e especiarias, se transformam em pequenas pérolas macias e transparentes.
O vinho utilizado na receita pode ser tinto, branco ou até mesmo espumante, dependendo da preferência pessoal e do efeito desejado.
Sagu de vinho com creme
Ingredientes para o Sagu:
- Sagu sem sabor: 2 chávenas (xícaras) de chá
- Vinho tinto: 2 e 1/2 chávenas (xícaras)
- Açúcar: 1 e 1/2 chávenas (xícaras) de chá
- Água: 1 chávena (xícara)
- Vai necessitar 1,5 litro para ferver o sagu
Ingredientes para o creme:
- Leite integral: 0,5l
- Leite condensado: 2 colheres de sopa
- Amido de milho (Maizena): 2 colheres de sopa
- Peneirar a gema de 1 ovo
- Essência de baunilha: 1 colher de café
Preparação do creme e do Sagu:
Para o creme use leite frio junte o amido de milho (Maizena), depois junte os ingredientes para o creme acima mencionados. Em seguida vai ao lume médio até engrossar.
Para preparar o sagu coloque o litro e meio numa panela e vai ao lume, quando estiver a ferver adicione o sagu mexa sempre até ele ficar meio transparente.
Mas se ficar com pouca água adicione um pouquinho mais. Então, a cozedura do sagu até ao ponto ideal são cerca de vinte a vinte cinco minutos.
Depois escorra-o usando uma peneira de preferência de alumínio. Em seguida, passe-o por água da torneira para que a goma saía.
Em seguida vamos coloca-lo novamente na panela e adicionar o açúcar, mais o vinho tinto e por último a chávena de água (xícara) e coze mais dez minutos.
Não se esqueça que é para mexer sempre. Por fim retire para uma travessa de vidro o sagu, deixe arrefecer e assim ele vai engrossar.
Só depois de frio é que vai ao frigorifico cerca de quarenta minutos. Sirva com o creme. Bom apetite!