
A tarte de damasco com creme pasteleiro é uma deliciosa sobremesa, mas que combina a suavidade do creme pasteleiro com o sabor doce e ácido dos damascos.
A base desta torta de damasco geralmente é feita com massa folhada ou massa quebrada, que proporciona uma textura crocante e complementa os sabores do recheio.
Tarte de damasco com creme pasteleiro
Ingredientes:
- 1 base de massa quebrada
- 3 gemas de ovos
- 50 gramas de açúcar em pó
- 20 g de farinha
- 25 cl de leite
- 500 g de damasco
- 2 colheres de sopa de geleia de damasco
- 2 colh. (sopa) de mel
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
Preparação:
Use a sua base de massa quebrada num molde de torta e pique a massa com um garfo. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC, coloque a massa no forno durante 15 minutos, ao fim desse tempo retire-a para fora.
Em seguida coloque as gemas de ovos e o açúcar em uma tigela e bata até ficar um creme esbranquiçado. Adicione a farinha e mexa novamente.
Ferva o leite e em seguida despeja sobre a mistura mexendo sem parar usando uma colher de madeira para obter um creme bem liso.
Entretanto leve o creme ao lume numa panela antiaderente e deixe engrossar em lume muito brando. Retire a panela logo nas primeiras bolhas grandes.
Depois espalhe o creme pasteleiro de fina camada no fundo da sua massa quebrada arrefecida. Lave os damascos, corte-os ao meio e reserve.
Numa frigideira, derreta o mel até obter uma cor dourada e transparente. Adicione a geleia de damasco e, em seguida, disponha os damascos separadamente e deixe-os cozinhar em lume forte por 3 a 5 min.
Vire os damascos e polvilhe com o açúcar mascavo. Coloque os damascos sobre o creme de pasteleiro. Se desejar pode polvilhar com um cheirinho de canela.